Bio - CV

Um casal de Artistas-Professores-Autores

      
Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora) conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e cedo se apaixonaram, e se tornaram professores. Mais tarde a Inês publicou a sua tese de mestrado “O Livro de Artista: Um meio de exploração criativa” o que fez com que Nic e Inês se apaixonassem pelos livros, e por isso criaram e expuseram muitos dos seus próprios Livros de Artista experimentais.

Fizeram tudo isto colaborando durante a famosa “crise” que levou a maioria dos seus colegas e amigos a abandonar Portugal em busca de oportunidades.

Assim que as coisas pareciam mais estáveis, eis que perderam os seus empregos no ensino, então o casal ponderou como poderiam reagir. Não tendo possibilidades para investir num espaço ou num estúdio, reorganizaram a sua sala de estar e começaram a dar workshops num formato inovador e low-cost, recorrendo a materiais reciclados, ferramentas e recursos limitados. A “Casa Nic e Inês” revolucionou inadvertidamente o mercado Lisboeta: O que começo com 3 pessoas cresceu para 60 por semana e uma atividade a tempo inteiro.

Promovem regularmente conversas, actuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas áreas da música, da literatura, e da ilustração, num evento chamado Parlapiê.

No ano em que iniciaram este projeto, Nic e Inês surpreenderam a cena artística de Lisboa ao casarem-se numa performance na primeira exposição conjunta que realizaram, na LX Factory. Continuam a expor com regularidade e introduzem sempre um elemento de instalação, performance, e interação com o público, o que os diferencia nesta cena.

Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brazil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações, e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.